fbpx
Home > Cursos > Infecção na micropigmentação… O que fazer?!

Infecção na micropigmentação… O que fazer?!

Uma das maiores partes de ser ativo em muitos fóruns e grupos de microblading é que recebo muitas perguntas de micropigmentadores incertos ou novos. Isso me dá a oportunidade de realmente contribuir com minha experiência e ajudá-los. Uma artista postou recentemente seu caso para procurar ajuda com a situação e as fotos descritas neste post. Além de eu apresentar meu conselho, estou compartilhando este caso para que toda a nossa comunidade possa se beneficiar… especialmente os clientes.

 

Antes de começar, quero lembrar a todos que não sou profissional médico, mas tenho mais de 16 anos de experiência prática em situações de cura de infecções. Infelizmente, o protocolo adequado de pós-tratamento é variado e é muitas vezes contraditório, deixando não só os profissionais confusos, mas também os clientes, especialmente com tanta informação que é apresentada na Internet. As técnicas que descrevi abaixo provaram ser muito úteis em minha própria clínica. Espero que você os achem úteis também.

 

Aqui está a postagem do profissional:

 

“SOCORRO! As sobrancelhas do meu cliente parecem infectadas! O que devo fazer? ” – Acabei de terminar um belo conjunto de sobrancelhas para ela na semana passada, dei-lhe instruções detalhadas de cuidados posteriores sobre como cuidar de sua pele e ela seguiu seu caminho feliz. Alguns dias depois, ela me enviou uma mensagem de pânico com essas fotos. O que eu faço? Devo mandá-la ao médico?!”

LOGO APÓS O PROCEDIMENTO

Esta é uma situação muito difícil e estressante para qualquer profissional e especialmente para o cliente. Felizmente, já vi esses casos antes e reconheço o problema.

 

Sintomas: Crosta grossa levantada, textura áspera, vermelhidão ao redor da pele, corrimento amarelo, dor, coceira, a pele pode ficar quente ao redor da área.

OBSERVE A VERMELHIDÃO AO REDOR DOS PERÍMETRO DA SOBRANCELHA

 

O que está acontecendo? A cliente desenvolveu uma crosta espessa e congestionada na pele e não consegue respirar. Isto pode ser devido a um acúmulo de produtos, ou até mesmo devido ao acúmulo de cortes. Devido à falta de oxigênio e congestionamento, a região não pode curar e possivelmente pode estar infectada.

ESPESSURA NA SOBRANCELHA UMA SEMANA APÓS A MICROPIGMENTAÇÃO

 

Por quê isso aconteceu? Depois de um procedimento de micropigmentação de sobrancelhas, o corpo imediatamente começa a cicatrizar, deixando o plasma formar uma crosta fina e protetora. Se os produtos de cuidados posteriores forem aplicados repetidamente na área, sem limpeza diária, poderá ocorrer sufocamento. Isso causa um acúmulo desagradável de produto antigo: poeira, óleo, crosta e bactérias. É o acúmulo de produto e a falta de limpeza que causa esse problema. Isso pode ocorrer mesmo se nenhum produto de pós-tratamento foi aplicado, mas a área não foi lavada por muitos dias.

 

Muitas vezes, as clientes são aconselhadas a não lavar ou molhar as sobrancelhas por até duas semanas por medo de que a cor caia ou não cicatrize bem, mas nada poderia estar mais longe da verdade.

 

O fato é que – a micropigmentação de sobrancelhas causa uma ferida leve na pele e o corpo curará naturalmente a região desde que ela seja mantida limpa e calma.

 

É por isso que é importante lavar a área diariamente e evitar atividades que causem estresse na região, como fricção, longos banhos quentes, natação e bronzeamento no rosto. Aconselho muito a utilização de uma pomada hidratante 2-3 vezes por dia na pele para ajudar na hidratação e evitar que a área fique seca, com coceira ou esticada.

 

Agora, como podemos corrigir este problema depois de ter ocorrido?
Uma vez que a pele está irritada e não consegue respirar, o primeiro passo é limpar a área e remover a infecção acumulada. Depois que a crosta é removida, a pele pode respirar e o cliente pode continuar a procurar orientação médica o mais rápido possível. Mais uma vez, seu trabalho não é diagnosticar o problema, mas fornecer o primeiro passo sensato: LIMPEZA DA ÁREA!

 

Aqui estão os passos para o seu cliente:

  1. Tome um banho quente e lave as sobrancelhas diretamente sob o chuveiro por 5 minutos. Isso vai começar a suavizar o acúmulo de espessura da infecção.
  2. Depois que a crosta é amolecida, suavemente começar a esfregar a crosta sob a água corrente do chuveiro até que seja completamente removida. Lembre-se, você tem que esfregar em água corrente. A água morna contínua permite a liberação rápida e suave da crosta.
  3. Uma vez terminado, gentilmente acaricie a sobrancelha/face com uma toalha limpa e fresca.
  4. Não coloque nenhum produto nas sobrancelhas. A crosta já foi removida e a pele precisa respirar. Você pode colocar hidratante em seu rosto, mas não nas sobrancelhas. Neste momento, você pode ver um médico para mais conselhos. A pele agora pode respirar e receber oxigênio, o que ajuda na recuperação.

 

Na próxima semana, lave com água e sabão de manhã e a noite. NÃO APLIQUE NENHUM PRODUTOS NAS SOBRANCELHAS.

 

Nos próximos dias, outra crosta fina se formará e descascará depois de uma semana. Você vai começar a ver a vermelhidão diminuir e um monte de pele seca e escamosa. Não cutuque, deixe-a em paz para continuar curando. Depois de um mês, a pele estará totalmente curada e, em seguida, você poderá retornar para uma continuação.

2 DIAS APÓS A CROSTA TER SIDO REMOVIDA

UMA NOVA CROSTA ESTÁ SE FORMANDO

7 DIAS DEPOIS DA CROSTA TER SIDO REMOVIDA

A CROSTA ESTÁ COMEÇANDO A SECAR

UM MÊS DEPOIS E A PELE COMPLETAMENTE CURADA

 

P: Devo mandá-la para um médico?

Sim, você pode, mas peça a ela para fazer primeiro este passo a passo e, uma vez que a crosta é removida, ela pode procurar orientação médica. Depois que a crosta é removida e limpa, a melhora imediata será notada em 1 dia.

 

P: Isso poderia ser uma reação alérgica? 

Reações alérgicas são raras. Infelizmente, nem você nem a cliente serão capazes de determinar isso pois requer um teste realizado por médico.

 

P: Devo dizer a ela para colocar qualquer coisa para curar, como pomada cicatrizante?

A resposta para isso é a mesma que acima. Quem pode determinar isto agora será um médico.

 

P: Haverá alguma cor se ela seguir esses passos?

Deveria haver, mas é difícil dizer neste estágio. O importante é limpá-la e remover a crosta para que possa começar a cicatrização. Muitas vezes, haverá muita cor restante, mas ela precisa ser devidamente limpa e curada antes de avaliar como os resultados foram afetados.

 

P: Quando devo fazer um retoque no meu cliente?

Normalmente, eu recomendo um tempo de espera de 3 meses para microblading e de 2 meses para o trabalho de dermógrafo para que a pele possa se curar e ser forte antes de outro procedimento. Pela minha experiência, fazer um retoque antes de 3 meses não é tempo suficiente para a pele se recuperar completamente e ser forte novamente para suportar mais pigmento, especialmente se houver uma infecção. O retoque será possível – apenas certifique-se de qualificar adequadamente a pele da cliente e garantir que ela esteja pronta. É melhor prevenir do que remediar e colocar o atendimento ao cliente em primeiro lugar.

 

P: A remoção da crosta deixará uma cicatriz?

É possível, mas a crosta deve ser removida em primeiro lugar. Não há maneira de contornar isso. Depois que a crosta é removida, outra crosta se formará sobre ela, desde que essa nova crosta possa cicatrizar bem, deve haver pouca ou nenhuma cicatriz.

 

Atendimento ao cliente e acompanhamento são críticos aqui!

Este é um bom momento para ficar em contato próximo com sua cliente e obter atualizações diárias sobre o tratamento e o progresso da cura. Ela está passando por uma situação muito difícil e você quer ter certeza de dar a ela muito apoio, mesmo que isso signifique apenas checar com ela. Para ajudar no diagnóstico, esteja pronto para fornecer informações ao seu médico ou especialista em produtos que foram usados, como pigmentos, anestésicos tópicos, agulhas e produtos de cuidados posteriores.

 

Seu compromisso e excelente atendimento ao cliente será mostrado neste momento de necessidade. Agora que você sabe o que fazer e como lidar com esses tipos de situações, lembre-se de manter a calma e de orientar seu cliente nesse processo.

 

Texto traduzido de Tina Davies: https://tinadavies.com/blogs/news/infection-what-to-do

Comments

  1. Cris 13 de setembro de 2018 at 08:16
    Reply

    Parabéns pela matéria.
    Muito esclarecedora.

    • Nina Bahia 13 de setembro de 2018 at 14:56
      Reply

      Obrigada Cris! 🙂

  2. Beatriz lima 15 de abril de 2019 at 00:01
    Reply

    Socorro fiz a micropigmetacao ao acorda no dia seguinte estava com olhos doendo e muitos vermelho e esta criando uma carne da noite para o dia? O que devo fazer ?
    Será que foi por causa da micro ?
    Obs:tenho prestígio

    • Nina Bahia 15 de abril de 2019 at 13:47
      Reply

      Olá Beatriz! Pensando no seu bem estar, recomendamos que vá até um médico oftalmologista ou dermatologista para que ele realize as devidas medicações. O post acima foi extraído das anotações de uma micropigmentadora experiente, mas nada substitui uma consulta médica em casos de desconforto após qualquer procedimento estético. Esperamos que melhore!

  3. Yanca 30 de maio de 2019 at 12:26
    Reply

    Fiz minha sobrancelha e após 3 dias estou com bolinhas de puz no início da sobrancelha oq devo fazer ?

    • Nina Bahia 31 de maio de 2019 at 11:29
      Reply

      Olá Yanca! Pensando no seu bem estar, recomendamos que vá até um médico oftalmologista ou dermatologista para que ele realize as devidas medicações. O post acima foi extraído das anotações de uma micropigmentadora experiente, mas nada substitui uma consulta médica em casos de desconforto após qualquer procedimento estético. Esperamos que melhore!

  4. Andrea 2 de junho de 2019 at 16:34
    Reply

    Eu queria uma sugestão o devo fazer aconteceu um episódio gostaria de mostrar como ficou apenas uma sobrancelha ficou umas manchas em cima fui fazer uma camuflagem e não deu muito certo queria ajuda

    • Nina Bahia 4 de junho de 2019 at 16:08
      Reply

      Olá Andrea! O post acima foi extraído das anotações de uma micropigmentadora experiente, mas nada substitui uma consulta médica em casos de desconforto após qualquer procedimento estético. Caso ache que precisa de uma forcinha nos estudos com camuflagens ou despigmentações, fale com nossas consultoras de cursos ligando no 11 2613-0061 ou clicando no link http://Bit.ly/WhatsappCDS pra chamar a gente no WhatsApp ?

    • Edvirges 23 de junho de 2019 at 09:09
      Reply

      Pois fiz micropigmentação a dois dias e estou com um dos olhos muito inchado é normal ?

      • Nina Bahia 28 de junho de 2019 at 13:10
        Reply

        Oi Edvirges! Não é normal, mas cada caso é diferente. O post acima foi extraído das anotações de uma micropigmentadora experiente, mas nada substitui uma consulta médica em casos de desconforto após qualquer procedimento estético #ficaadica 😉

  5. Zenaide Rosa Neves Fernandes 15 de julho de 2019 at 20:46
    Reply

    Boa noite!Tenho alergia a dipirona e tenho também dermatite de contato.Poço fazer micropigmentaçao? Obrigada.

    • Nina Bahia 17 de julho de 2019 at 12:58
      Reply

      Boa tarde Zenaide! Por conta da dermatite, nossa recomendação é que você primeiro passe em uma dermatologista para verificar sua opinião. Não tivemos problemas com clientes com dermatite, mas a depender do caso, é melhor prevenir antes, não é mesmo? 😉
      Se quiser mais informações ou agendar sua avaliação gratuita, sem compromisso, pode dar uma ligada no 11 2613-0061 ou clicar no link http://Bit.ly/WhatsappCDS pra chamar a gente no WhatsApp ?

  6. Brauliana Malta dos Santos 23 de julho de 2019 at 00:16
    Reply

    Boa noite! Fiz micropigmentação tem 20 dias, agora estou ficando com umas bolinhas na testa acima da sobrancelha. O que fazer?

    • Nina Bahia 25 de julho de 2019 at 16:33
      Reply

      Boa tarde Brauliana! Você fez o procedimento em uma de nossas unidades? Se sim, pedimos que venha novamente para uma avaliação pessoal. Se fez em outro lugar, nossa recomendação é que você primeiro passe em uma dermatologista para verificar sua opinião. A depender do caso, é melhor prevenir, não é mesmo? ?
      Se quiser mais informações ou agendar sua avaliação gratuita, sem compromisso, pode dar uma ligada no 11 2613-0061 ou clicar no link http://Bit.ly/WhatsappCDS pra chamar a gente no WhatsApp ?

  7. Susane mangiffesti da motta alves 14 de setembro de 2019 at 16:07
    Reply

    boa tarde fiz a micro esfumada e ela esta com bolinhaa amarelas oque fazee?

    • Nina Bahia 19 de setembro de 2019 at 16:32
      Reply

      Boa tarde Susane! Você fez o procedimento em uma de nossas unidades? Se sim, pedimos que venha novamente para uma avaliação pessoal. Se fez em outro lugar, nossa recomendação é que você primeiro passe em uma dermatologista para verificar sua opinião. A depender do caso, é melhor prevenir, não é mesmo? ?
      Se quiser mais informações ou agendar sua avaliação gratuita, sem compromisso, pode dar uma ligada no 11 2613-0061 ou clicar no link http://Bit.ly/WhatsappCDS pra chamar a gente no WhatsApp ?

  8. Liliane Oliveira da Silva 15 de setembro de 2019 at 18:41
    Reply

    Estou sentindo coceira na Sombrancelha posso tomar um antialergico

    • Nina Bahia 19 de setembro de 2019 at 16:33
      Reply

      Oi Liliane! Não podemos indicar remédios pois não temos profissionais na área da saúde para esse tipo de diagnóstico, ok? Você deve se consultar com um médico e verificar sua opinião. A depender do caso, é melhor prevenir, não é mesmo? ?
      Se quiser mais informações ou agendar sua avaliação gratuita, sem compromisso, pode dar uma ligada no 11 2613-0061 ou clicar no link http://Bit.ly/WhatsappCDS pra chamar a gente no WhatsApp ?

  9. Márcia alves 26 de setembro de 2019 at 08:30
    Reply

    Fiz a minha ontem,e passei mal a noite toda com febre,falta de ar,e hoje amanheceu toda coberta de puz, estou no posto de saúde , se a médica quiser limpar manualmente devo deixar??

    • Nina Bahia 26 de setembro de 2019 at 17:50
      Reply

      Oi Marcia! Não podemos indicar tratamentos pois não temos profissionais na área da saúde para esse tipo de diagnóstico, ok? Você deve se consultar com um médico e seguir suas recomendações. A depender do caso, é melhor prevenir, não é mesmo? Se quiser mais informações ou agendar sua avaliação gratuita, sem compromisso, pode dar uma ligada no 11 2613-0061 ou clicar no link http://Bit.ly/WhatsappCDS pra chamar a gente no WhatsApp

  10. Ariane 3 de outubro de 2019 at 14:17
    Reply

    Fiz micropigmentação compacta e após dois dias do procedimento meus olhos amanheceram inchados, o que será?

    • Nina Bahia 8 de outubro de 2019 at 14:12
      Reply

      Oi Ariane. Não podemos indicar tratamentos pois não temos profissionais na área da saúde para esse tipo de diagnóstico, ok? Você deve se consultar com um médico e seguir suas recomendações. A depender do caso, é melhor prevenir, não é mesmo? Se quiser mais informações ou agendar sua avaliação gratuita, sem compromisso, pode dar uma ligada no 11 2613-0061 ou clicar no link http://Bit.ly/WhatsappCDS pra chamar a gente no WhatsApp

  11. Maria fernanda 9 de novembro de 2019 at 10:35
    Reply

    Entao fiz micropigmentaco esfumada e hoje e 4 dia estava cheio de casca pelo fato do acumulo de pomada (cicatrizante) passei agua morna que voce recomendo agora esta bem melhor oq eu faco agr ???

    • Nina Bahia 11 de novembro de 2019 at 12:49
      Reply

      Oi Maria. Não podemos indicar tratamentos pois não temos profissionais na área da saúde para esse tipo de diagnóstico, ok? O ideal é você tirar as suas dúvidas diretamente com o profissional que realizou sua micropigmentação ou, havendo incômodos, se consultar com um médico e seguir suas recomendações. A depender do caso, é melhor prevenir, não é mesmo? Se quiser mais informações ou agendar sua avaliação gratuita, sem compromisso, pode dar uma ligada no 11 2613-0061 ou clicar no link http://Bit.ly/WhatsappCDS pra chamar a gente no WhatsApp

  12. Mary 15 de novembro de 2019 at 05:56
    Reply

    Olá,
    Queria uma informação
    Fui fazer retoque fio a fio, a pessoa sem eu saber na hora, fez um procedimento com ácido, para remover uma parte
    Depois de 4 dias o lugar onde ela tentou a remoção virou uma ferida
    Fiquei duas semanas cuidando, e eles me falava q era normal isso
    Eu queria procurar um médico. E eles pediu p confiar no trabalho deles que tava tudo normal
    Depois cicatrização ficou com uma mancha e uma marca profunda
    Oque eu queria tirar e uma dúvida
    A processional agora ela tem que pagar um tratamento p eu cuidar da lesão que ficou?

    • Nina Bahia 18 de novembro de 2019 at 16:43
      Reply

      Oi Mary! Uma pena o que aconteceu contigo mas infelizmente não podemos dar opinião sobre a forma de trabalho de outros colegas de profissão. No entanto, se você deseja procurar mais detalhes sobre os seus direitos sempre pode buscar um advogado ou o PROCON caso a conversa com o profissional não seja satisfatória. Boa sorte!

  13. Andreza 22 de novembro de 2019 at 15:26
    Reply

    Boa tarde
    Eu chamo Andreza
    Fiz uma micro e tô tento coceiras nos olhos,os caroso ao redor do olhos, irritação no nariz
    O que pode ser

    • Nina Bahia 22 de novembro de 2019 at 16:32
      Reply

      Oi Andreza. Não podemos opinar e nem indicar tratamentos pois não temos profissionais na área da saúde para esse tipo de diagnóstico online, ok? Você deve se consultar com um médico e seguir suas recomendações. A depender do caso, é melhor prevenir, não é mesmo? Se quiser mais informações ou agendar sua avaliação gratuita, sem compromisso, pode dar uma ligada no 11 2613-0061 ou clicar no link http://Bit.ly/WhatsappCDS pra chamar a gente no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir popup Fechar Popup