Home > Opinião > Apaixone-se por si

Apaixone-se por si

apaixone-se

Você já parou para pensar que a pessoa que vamos passar mais tempo juntos somos nós mesmos? Pensando nisso, quando conseguimos ver a nossa beleza e o quanto somos únicos, temos a oportunidade de apreciar nossa própria companhia. E isso traz uma felicidade enorme todos os dias.

Imagine que sejamos fãs de nossa voz. Toda vez que falarmos vamos apreciar o som que sai de nossa boca. Por outro lado, se não gostamos dela, se somos críticos demais, a cada palavra que dissermos, vamos ficar um pouco mais tristes ou irritados.

Esse é uma estratégia poderosa para aumentar nosso bem-estar: apaixonarmos por nós mesmo. E esse sentimento deve ser cultivado todos os dias, porque temos várias facetas. Muitos detalhes incríveis em nós que se não tivermos cuidado acabamos não observando.

Foco no positivo

positivoAprendemos desde cedo a darmos muito valor ao que não é legal. Focamos no negativo sem saber. Isso acontece porque aquilo que é bom chama menos a atenção do que o que é ruim.

Imagine que você está comprando algo pela Internet e olha as qualificações do vendedor. Se ele tem vários comentários positivos e apenas um negativo, qual será o que vai ser lido com mais cuidado?

Ou então imagine um dia em que algo deu errado. Pode ter acontecido o que for no restante do dia, mas qual imagem ficará martelando na nossa cabeça?

Isso muitas vezes também acontece quando pensamos em nós mesmos. Todos temos pontos fortes e pontos de melhoria. A questão é para o que damos mais atenção. Podemos dar atenção apenas para uma parte de nosso corpo que não gostamos ou de outra coisa que achamos ruim.

O problema é que esquecemos de todo resto que é bom.

Quais características suas são maravilhosas? O que existe em você que as pessoas mais elogiam? Que tal toda vez que algum pensamento negativo sobre si vier à sua mente, se lembrar do que é admirável em você?

Deixando o julgamento de lado

julgamentoJulgamos demais. Somos críticos demais, colocamos rótulos. Especialmente com a gente mesmo. Muitas vezes falamos para nós mesmos coisas que nunca falaríamos para ninguém. Isso vai drenando a nossa autoestima. Nosso amor próprio. Quantas vezes você se elogiou hoje? Quais foram as palavras doces que você disse para si mesmo quando acordou?

Paremos de buscar defeitos e vamos passar a reforçar qualidades. Não somos perfeitos, o que faz com que tenhamos um lado bom e outro em desenvolvimento. Que bom que somos assim, essa é uma das mágicas da vida e o que nos torna únicos.

Vamos nos apaixonar por quem somos, trabalhar a cada dia a aceitação de nossa natureza e nos maravilhar a cada dia.

Convido você a se olhar longamente no espelho. Olhe nos olhos de sua imagem. Tome o tempo que for para se observar. Essa é a pessoa que você é. Veja cada detalhe, sem pressa. Preste atenção apenas naquilo que você gosta dentro e fora de você. Você é uma pessoa única, algo especial que nunca mais vai se repetir. Essa é sua real beleza.

Por Marco Aurélio Loureiro

31/08/2017